martes, 1 de junio de 2004

A novela política venezuelana

Em um dos "capítulos" mais interessantes da novela chamada Referendo, choveram acusações entre diretores do Conselho Nacional Eleitoral, Jimmy Carter, o chavismo e a oposição. Enquanto isso, existem rumores de que os cadernos com as assinaturas reparadas estão passando primero por Fuerte Tiuna, QG dos militares chavistas, antes de chegar ao CNE. Ezequiel Zamora, diretor do CNE, denunciou que está em andamento a operação "morrocoy" (tartaruga), que busca atrasar a totalização das assinaturas reparadas. Daniel, The Devil e Caracas Chronicles têm mais informações (links à direita).

Hoje de manhã assisti imagens de Policiais da DISIP (polícia política) entrando na sede de AD (partido de oposição) carregando umas caixas que pareceiam estar bem pesadas. Logo depois, os mesmos policiais são vistos saindo da sede de AD com as mesmas caixas, dizendo que "encontraram" os RGs clonados pela oposição. O governo está ficando cada vez menos criativo em seus truques.

Na página Descifrado, que normalmente cita fontes confiáveis, dizem que uma fonte chavista passou as seguintes informações hoje de manhã:

- Já passou o perigo da "implosão" do CNE.
- Nas negociações dentro do governo prevalece a opinião dos moderados que querem uma saída política e negociada.
- Agora estão definindo os termos da negociação.
- Estão se preparando para fazer o anúncio.
- A implosão estava prevista, mas os observadores internacionais a impediram.
- O reconhecimento de que as assinaturas são suficientes está perto, é questão de horas.
- Vai ser o vice, Jose Vicente Rangel, o encarregado de fazer o anúncio.

Não tenho tido tempo de postar freqüentemente, muito serviço para fazer. Aproveito para avisar que, de gora em diante, só vou postar em inglês, fazendo exceções quando o assunto atingir o Brasil ou o post for curto e der tempo de postar as duas versões.