jueves, 27 de mayo de 2004

Jornalistas podem ter cidadania cassada

Pois é, é este o governo democrático que não pressiona nem intimida ninguém. A notícia é do Observatório da Imprensa:
----------------------------
A Assembléia Nacional da Venezuela decidiu cassar a cidadania de quatro jornalistas e um executivo de mídia do país. Motivo alegado pelo governo: traição à pátria; motivo real: oposição ao governo do presidente Hugo Chávez.

A Associação Inter Americana de Imprensa (IAPA) condenou a medida, que considera um sério ataque à liberdade de imprensa. O presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa e Informação da IAPA, Rafael Molina, afirmou que ela "não viola apenas princípios de liberdade de imprensa e acordos internacionais, mas também preceitos constitucionais que estipulam que pessoas nascidas na Venezuela não podem ter sua cidadania cassada".

A referência é feita a dois dos envolvidos na medida: o magnata de mídia Gustavo Cisneros, dono da rede de TV Venevision, e o jornalista Napoleón Bravo, ambos venezuelanos. Os outros atingidos são três jornalistas naturalizados venezuelanos: a espanhola Marta Colomina, o uruguaio Norberto Maza e o cubano Robert Alonso. Informações de Inter American Press Association