domingo, 18 de diciembre de 2005

Buen fin de semana!

Dos cosas buenas, para mí, han sucedido en este fin de semana. La primera fue la publicación de mi carta en la revista semanal brasileña VEJA, la más importante del país. Es la segunda vez que escribo a la revista, la primera fue hace unos meses.

Si
aquel reportaje sobre Venezuela estuvo muy bueno, este de la semana pasada está aún mejor. Como es muy largo y tiempo no es uno de mis lujos, no me animo a traducirlo al español o al inglés. Ojalá puedan entender la mayor parte de lo que allí dice.



Las demás cartas publicadas por VEJA, sobre Venezuela, fueron las siguientes:



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é a desgraça da América Latina, depois de Fidel Castro. A incompetência de Hugo Chávez é notória. Ainda assim, o nosso glorioso presidente Lula o tem como ídolo, tanto é que a Venezuela se aliou ao Mercosul. Uma pergunta que não quer calar. Com que a Venezuela contribuirá para a melhoria do Mercosul? Nada. Chávez é ditador, sem conhecimentos internacionais e incompetente naquilo que faz. Se nosso governo seguir Chávez e Fidel, o Brasil voltará a ser uma província ("Viagem ao circo de Chávez", 14 de dezembro).
Kleber Montoril Rocha

Eu queria agradecer a revista VEJA por sua reportagem sobre a Venezuela. Como venezuelana, eu me sinto muito preocupada com o meu país, porque tudo o que é mencionado nessa reportagem é certo. Quando eu conto a meus amigos brasileiros ou de outros países, eles não podem entender como isso não aparece nunca na imprensa internacional. Preocupa-me a apatia política e/ou medo que sentimos, os venezuelanos, porque parece que nós não temos saída, estamos já totalmente desamparados de qualquer instrumento democrático.
Andreina Gallegos

Meus parabéns ao jornalista Diogo Schelp e ao fotógrafo Paulo Vitale por tão excelente artigo sobre o meu país. Claro, objetivo e real (infelizmente). Afortunadamente, podemos contar com jornalistas como vocês e com uma revista tão prestigiosa que divulga sempre a verdade. Tomara que não seja demasiado tarde quando toda a América Latina abrir os olhos. Preocupa-me o apoio que o presidente Chávez recebe do Brasil, da Argentina e da Bolívia, que o cumprimentam por ter ganho eleições com apenas 25% dos eleitores, resultando numa Assembléia totalmente monopartidarista, que não representa nem de perto a população.
Beatriz Bravo

Ah, la segunda cosa buena fue que el Magallanes dejó en el terreno al Caracas anoche, en Valencia, 4 a 3 con hit en el cierre del noveno del ex-caraquista Tomás Pérez. Cómo se goza ganando...