jueves, 6 de marzo de 2008

Bananas

Parece mentira, pero a estas alturas del juego aún son raros los artículos sin desperdicio sobre el chavismo. Aquí en Brasil puedo contar con los dedos de una mano los periodistas que entienden al cien por cien de qué se trata el chavismo y su líder máximo.

Hoy he tenido una grata sorpresa con Sérgio Malbergier, quien escribe en el diario Folha de São Paulo sobre las Farc y el conflicto Colombia-Ecuador-Venezuela:

Mas seu combustível não é mais a ideologia mofada e decrépita do comunismo guerrilheiro, e sim o dinheiro do narcotráfico e da extorsão via seqüestros, sem mencionar as acusações de ajuda logística e financeira de governos vizinhos simpatizantes.

As Farc (Narc?) seqüestram, torturam e atacam populações civis além de cobrar sua gorda parte dos traficantes de coca. Que tenham apoio de parte da esquerda que se diz humanista é uma contradição chocante. Já o apoio explícito de Hugo Chávez, o petrocaudilho venezuelano, é coerente.

As Farc são muito úteis ao projeto chavista. Ele aposta no confronto, na divisão do continente, um projeto oposto ao do Brasil, com quem compete pela liderança regional. Enquanto Brasília quer liderar a América do Sul via união política e econômica fincada na democracia, Chávez busca a liderança via divisão e beligerância.

Lea el resto aquí.